Seminário Internacional Inovação em Medicamentos da Biodiversidade na Perspectiva Ecológica
12 e 13 de setembro de 2024


- Fiocruz
- Vice-Presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz
Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1987, e mestrado (1989) e doutorado (1997) em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é Vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz.

- Fiocruz
- Gerente Geral do Biobanco da Biodiversidade e Saúde da Fiocruz / Ministério da Saúde, Atual Representante no Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN) pela Sociedade Brasileira do Progresso para Ciência
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (1991), especialização em Micologia pelo International Mycological Institute-CABI, Inglaterra (1993), mestrado em Engenharia de Alimentos (Microbiologia) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1996), doutorado em Ciência de Alimentos (Microbiologia) pela UNICAMP (2002) e parte pelo Food and Drug Administration National Center for Toxicological Research (FDA-NCTR), nos Estados Unidos (2000 e 2001). Em 2002 foi admitida na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e desde 2009 é assessora da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB). Atuou como Coordenadora das Coleções Biológicas da Fiocruz por 12 anos e agora é Gerente Geral do Biobanco da Biodiversidade e Saúde da Fiocruz de material biológico humano e vírus. Também é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (INCQS/FIOCRUZ) desde 2003. Atualmente é Vice-presidente da Federação Mundial de Coleções de Culturas (World Federation of Culture Collection - WFCC), associada à Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM) e à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), membro do Comitê Executivo do Global Genome Biodiversity Network (GGBN) e do Comitê de Questões Éticas, Legais e Sociais (ELSI) do Earth BioGenome Project (EBP). Também é membro do Digital Sequence Information Scientific Network. Desde 2016 é membro da Comissão de Estudo Especial de Biotecnologia - CEE 276 da ABNT (ISO/TC 276 - Biotechnology), além de membro da CEE de Biodiversidade - CEE 331 da ABNT (ISO/TC 331 - Biodiversity) e da CEE de Biossegurança e Bioproteção CEE-244 da ABNT. Foi Conselheira Titular do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN/MMA) de 2011 a 2015 e em 2023 voltou a ser conselheira pela SBPC. Desde 2017 é coordenadora da Câmara Setorial da Academia do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGen/MMA). Tem experiência na área de Coleções de Cultura e em legislação de acesso e repartição de benefícios (ABS).

- CIBS / Farmanguinhos / Fiocruz
- Coordenador Nacional das RedesFitos
Coordenador do sistema nacional das RedesFito, vinculado ao Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos, com especialização em engenharia sanitária e ambiental pela Fiocruz. Possui doutorado em Epidemiologia pela Fundação Oswaldo Cruz e ampla experiência em Saúde Pública, destacando-se por sua atuação no mapeamento e articulação de arranjos ecoprodutivos locais nos biomas brasileiros. Esse trabalho contribui para o fortalecimento das cadeias produtivas locais e a sustentabilidade ambiental. Também é docente no curso de mestrado em Ciências do Meio Ambiente da Universidade Veiga de Almeida, onde coordena o Laboratório de Inteligência Geográfica Ambiente e Saúde. Sua expertise envolve o uso de sistemas de informação geográfica (SIG) para estudar a espacialização de eventos relacionados a questões ambientais e de saúde pública, promovendo uma integração entre saúde e meio ambiente.

- Ministério da Saúde
- Ministra de Estado da Saúde
Nísia é doutora em Sociologia (1997), mestre em Ciência Política (1989), pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj - atual Iesp) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, 1980). Nísia Trindade Lima é a primeira mulher a chefiar o Ministério da Saúde. A ministra também foi a primeira mulher a presidir a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição histórica de ciência e tecnologia e referência internacional, entre 2017 e 2022.

Mais Artigos...
Página 1 de 3